Monday, May 10, 2010

Eu nunca mais.


Nunca mais quero saber de futebol, com este sistema aleatório. O Benfica devia ser considerado campeão a meio da época por uma assembleia de pessoas que percebam de futebol. Oficialmente. (O Braga podia ter ganho o campeonato ontem!) Ou então que se faça tudo por meio de lobbying junto dos árbitros. O chamado sistema da corrupção dos árbitros não cai bem na mentalidade portuguesa e é uma pena. Já se tentou, mas dá muita polémica.
Nunca mais quero sofrer assim, nunca mais. O pessoal no café festejou na mesma, e eu não, fiquei a um canto, cansado e perplexo. Perplexo com a falta de emoções que me veio, quase mais triste do que alegre, e sem emoções, e a sofrer. É só o que posso dizer.
Mesmo no final, quebrou-se a imagem heróica da equipa que vimos durante o resto da época, e de qualquer maneira gosto mais da emoção espontânea de uma boa jogada do que do calculismo pequeno-burguês com os pontos e a tabela classificativa, sobretudo se obriga a um clímax constantemente adiado, um campeão devia ser um fazedor de boas jogadas sucessivas. O Benfica só não o foi no fim! Entristece mas é assim.
Também acontece que quando uma coisa de sonho é muito esmiuçada somos obrigados a pensar nela como em coisas do dia-a-dia, uma torneira, um tremoço, etc., e isso leva-nos depois a que nos interroguemos sobre o que é que estamos ali a fazer a olhar para aqueles palermas a jogar.
Por isso este sistema, em que uma equipa claramente de sonho vai até ao fim oprimida pelas contingências da realidade - mesmo que absurda! -, não me parece o melhor.
Entretanto isto também me há-de passar, vou perceber que somos campeões e vou ficar eufórico. Já andava nisso, e tinha começado a escrever um texto eufórico, na semana passada, antes de termos perdido com o Porto, agora fica para quando me apetecer. Então até lá e saudações desportivas.

No comments: