Thursday, October 14, 2010

'Um clique, uma eternidade', em Eiras


Ao ver noticiados casos polémicos do famoso «Google Street View» um pouco por todo o mundo, lembrámo-nos, a nível da Junta de Eiras, de enriquecer o nosso sítio digital da Junta com fotografias das ruas principais e dos locais mais marcantes da freguesia, através de um concurso de fotografia. Estradas com buracos, ou problemas nas infra-estruturas da responsabilidade da Junta, não vão obviamente ser aceites.
Espero ter levado à certa alguns com esta partida, mas ela tem o seu propósito: pelo contrário, haverá espaço próprio para os cidadãos comunicarem alguma anomalia que encontrem no seu dia-a-dia. Eu não gosto daqueles órgãos de informação autárquicos que dão a notícia da inauguração da estrada nova, ou das obras na estrada, mas que não dão a conhecer a realidade antes: «Estrada precisa de obras urgentes», que também devia ser notícia. Claro que tanto o nosso jornal como o nosso sítio na internet são veículos principais para pôr os eirenses do trabalho desenvolvido pela junta, que é uma missão que classifico de informativa, para a avaliação do que tantas vezes escapa a quem cá vive e anda na sua lida diária, mas não estamos indiferentes aos problemas. Mas o nosso novo projecto relativo às fotografias vai ter um cantinho especialmente para as sugestões e alertas ou reclamações.
Concretamente, na parte do concurso há atribuição de prémios de acordo com regras e prémios que podem consultar-se no nosso site ou directamente na Junta. Estamos certos que o empenho dos eirenses vai ser grande, como é o amor que lhe temos. E a beleza da nosssa terra, nunca é demais lembra-la, é suficiente atracção para os seus filhos, para além claro forasteiros. «Um clique, uma eternidade» foi o lema escolhido, votando eu vencido «Fotografar o sentimento», já agora.
Vamos mostrar que quando queremos somos dignos do nosso melhor. Mesmo nestes tempos difíceis é também nos pequenos gestos, que são por vezes os maiores, e é na atitude, quanto a iniciativas como esta e em tudo. Uma frase célebre de Aristóteles, de que sempre gostei, diz: «a felicidade é ter algo que fazer, algo que amar e algo que esperar». Nela está tudo o que quero sempre e o que procuro sempre de incentivo para nós, enquanto comunidade, pois é nisso que me esforço, quer na actividade que me coube quer aqui, ao partilhar convosco neste simples texto. Oxalá assim seja, e se há que esperar, como diz o filósofo, então além de esperar que seja um êxito, podeis esperar também por novas iniciativas da nossa parte, que vamos preparando, assim haja possibilidade. A mais séria candidata, posso revelar, será a iniciativa de arborização das localidades da freguesia. Se houver vontade, com a ajuda da população, vamos de futuro tentar envolver todos neste projecto que sem dúvida de embelezamento, mas de civismo, de reforço dos laços afectivos à terra e à comunidade.

No comments: