Monday, October 12, 2009

A seda entre nós - I


              Uma das coisas que claramente falta na nossa região é um centro para manter viva a secular tradição da produção da seda, que foi o orgulho e, em tempos, uma das principais fontes de riqueza do Vale. A seda é nem mais nem menos do que uma das mais excelentes e altivas matérias-primas que a Natureza pode conceder ao Homem, mediante as mãos sábias de artesãos e artesãs e o saber apurado dos mestres sericultores. Como muitas das melhores coisas, surge de onde menos se espera – o bicho-da-seda, uma feia lagarta – e só isso seria motivo para olharmos mais atentamente para este material que suscitou durante séculos ou milénios o comércio entre algumas das mais remotas e afastadas regiões do mundo, ateou cobiças de conquistadores e exploradores, atiçou roubos, logro, pirataria e guerras.
              São muitos os saberes envolvidos na sua produção, desde os cuidados com as amoreiras, de cujas folhas a larva se alimenta, passando pela selecção, criação e manejo do bicho-da-seda até à manufactura propriamente dita.
              De tudo isto há ainda memórias no Vale, tudo isto foi uma realidade da nossa região. Algumas amoreiras ainda se podem por cá encontrar. Era importante que se cuidasse deste património, quer na forma de registos, livros, estudos (existem alguns, antigos, que convinha que as entidades competentes salvaguardassem), passando depois para um eventual núcleo museológico e idealmente por um centro activo que não só preservasse o património como também lhe desse nova vida. Isto possibilitaria uma presença reduzida mas contínua das actividades serícolas, algum ganho a pequenos produtores e artesãos, que contribuiriam com o seu trabalho de diversas formas: integrados no próprio centro, vendendo produtos, participando em feiras e certames, etc. Há já municípios a apostar nestas iniciativas. As novas gerações têm o direito de entrar em contacto com a sua identidade. Além disso, a própria União Europeia pretende elevar a produção e depender menos de exportações de países como a China, segundo creio. Em geral não sou favorável à política de subsídios de Bruxelas, que tem sido daninha para a nossa agricultura, mas não me oponho a apoios que visem lançar, ou relançar, uma produção que merece ser estimulada, como é o caso. Receber para não produzir é que não.
              Oportunamente voltarei a este tema.

No comments: