Sunday, December 13, 2009

Vida animal

O meu cão à noite uiva. E ele ladra de dia quando não está a comer ou a chover. Mas estava mesmo agora a tentar adormecer, eu, e ele a ladrar sem descanso. É um cão que até ladra a qualquer hora, uiva muito também, dá ainda mais pena, à noite, parece uma pessoa. Aliás, dá nervos, uma fúria enorme. Quem me dera que começasse a chover para ele calar a matraca. Dou cem euros a quem ficar com o parvalhão, o mail é jbailica@gmail.com. É pequeno e não uiva de dia. Eu vou ao quintal. O canito ladra muito. Ele late-que-late que eu sei lá. Eu vou para o sofá. O cão é mau. O menino está chateado. Não posso sair de bicicleta. Nem chegar de carro. Nem urinar atrás de uma árvore ali perto. Para ir à quinta faço um desvio. Ladra sempre que me advinha, ou late ou cainha. É muito fino, quando os gatos fazem aqueles barulhos em Janeiro ele já os faz há muito tempo, penso que seja, aquele gatinhar, só se é alguém. Há aquela gente que gosta de vozear à noite e ele responde, logo, atira-se ao ar. Retruca. Eu pelo menos acordo de facto muitas vezes com o que me parece ser isso, uma artilharia totalmente desvairada que maluca, o malucão, resposta a vozes ou gatos que chego a pensar que ouço um pouco antes, não sei, se calhar é ele que faz tudo, de intruso e de cão de guarda zangado. Os gatos fazem mesmo lembrar uma pessoa aflita, e ele também sabe fazer isso em qualquer mês, isso e tudo menos estar calado, só se é alguém. É muito expressivo. É óptimo a fugir de qualquer lugar. Gosta muito de passear. Tem auto-estima e bom pêlo, principalmente quando está um dia bonito. Ao princípio íamos devagar porque ele corria para todos os lados ao mesmo tempo e nunca chegava a afastar-se por inteiro. Nem um pêlo me obedecia. Chamava-o e ele não vinha e então eu corria atrás dele e atirava-lhe pedras até ele parar. É muito mansinho. Fazia-lhe festas na barriga. Então achei que era melhor usar uma trela e comprei uma gira. Atrelado já não dava para eu ir devagar, que ia preso. Chegávamos a uma zona mais isolada e soltava-o durante meia hora, o resto era ele que não aparecia no lugar e hora combinados. Era depois esperar estar acordado quando chegasse na manhã seguinte, a ladrar por causa da fome e porque ele é assim. E por causa da alegria e da ansiedade. Tem todas as intangíveis expressões da condição canina, se calhar. Come de tudo e muitas vezes não há nada que lhe venha bem, ainda não sei qual é a sua ração preferida, os sacos que vou amontoando estão incluídos no preço com que me desfaço do cão e a trela também.

No comments: