Sunday, January 23, 2011

Os yuppies também sofrem


Li algures que o nosso país é uma bela mas decadente ruína na qual, em todo o caso, se perecebe um enorme potencial. Bom, suspiremos profundamente a isso, que bem merecemos. Quem o escreveu foi uma pessoa de outro país que vive cá. Talvez por isso tenha prestado mais atenção, passe o provincianismo de atribuir relevância acrescida ao que os de fora dizem. E a verdade é que suspirei mesmo, de testa na mão e tudo.
Pensava estar mais ou menos entendida comigo mesma quanto a ideias e a emoções mais intensas sobre o país, mais as suas belezas e potencialidades. Os sonhos e as ansiedades que me assaltavam com toda a vivacidade em idades mais jovens, ou mais juvenis, foram-se tornando naturalmente mais esbatidos com o passar do tempo e das suas circunstâncias (que é como quem diz emergências), que os iam espalmando e moldando sempre (que é como quem diz impedindo que se rompessem definitivamente). E assim foram ficando as coisas, em suspense, justamente esperando pelas perturbações que viessem.
Há anos que faço parte de uma associação de defesa do patriónio e do pequeno comércio de uma zona históricas do Porto, pois tive a sorte de descobrir cedo que muitas coisas podem ser feitas enquanto se espera – na verdade, a participação em associações e projectos de pequena escala é uma das melhores formas de preservar vivos todos os patrimónios, incluindo o da esperança. (Ou será todas as ruínas?)
O sr. Parente, sócio fundador da associação, luta por um património bem concreto: a sua Sapataria Moderna – nome justíssimo à data da abertura, explica-nos, no longínquo ano de 1963. Quando lá entrei com Sérgio antes do Natal, por causa de assuntos da associação (mas também para espreitar a Colecção de Inverno) dei-me conta, por mero acaso, de que aquela declaração confiante de modernidade no letreiro, por cima da porta, era precisamente o que em toda a loja mais nos sugeria outra época. Mas se hoje não se proclama a modernidade assim, às vezes pouco menos, e eu, sem o saber ainda, estava prestes a ver a minha concepção de modernidade confrontada com outra bem diferente.
É que para mim, chamem-me romântica, a modernidade é tambem a consciência daquilo que se deve salvaguardar (e que acabará depois por se tornar clássico); enquanto que o jovem contabilista do sr. Parente, que estava de passagem pela sapataria, tem uma visão mais de mercado: há que adapatar, remodelar, reconstruir – enfim, modernizar; ou então sucumbir, abrir espaço para os novos projectos. Acabei por simpatizar com a maneira interessada e honesta como defendia o seu ponto de vista e com a preocupação genuína que manifestava em relação ao futuro da sapataria. Que não se afasta muito da visão que tem daquele bairro histórico e mesmo, é claro, do país. De alguma maneira, toda a gente se aflige com o que vê. A grande questão, digo eu, é saber o que fazer com as diferentes espécies de «ruínas».

No comments: