Tuesday, August 11, 2009

Figuras ligadas ao vale interior

Justino Ferreira Custódio

Nasceu em Lisboa, no dia 31 de Outubro de 1839.
Licenciado em Filosofia pela Universidade de Coimbra e tendo frequentado a Academia Florestal de Tharandt (Alemanha) veio para o Vale Interior em 1866, para fazer a planta cadastral das Matas da Degorra. Em 1879 passou a dirigir a Mata.
Aqui se destacou como insigne Silvicultor e realizou obra incomparável.
Iniciou os Ordenamentos (trabalho que se elabora de 10 em 10 anos e tem por fim todo o desenvolvimento da floresta, dando a conhecer também a sua situação geral), levantou a primeira planta rigorosa, criou a escrituração técnica do Pinhal do Vale da Degorra, procedeu a vários estudos sobre sementeiras e resinagem, mandou construir os primeiros pontos de Vigia contra incêndios, instalou na mata os primeiros postos de meteorologia.
Justino Ferreira Custódio que, no dizer do eng.º Estrela Godinho, foi o primeiro apóstolo da exploração técnica da floresta, era um homem inteiramente dedicado ao trabalho, tenaz e afável.
Quando Ferreira Custódio enviuvou, em 1879, fez-se membro da Congregação de S. Vicente de Paulo (Lazaristas). Ordenou-se presbítero em 1888, no convento de Arroios, em Lisboa. Foi aí, no dia 4 de Outubro de 1910, que uma bala transviada o atingiu mortalmente. “Um santo e um sábio” – foram as palavras da imprensa da capital ao referir-se à sua morte.
O Vale Interior não esqueceu o Mestre (como os seus colegas silvicultores o tratavam). Assim, no dia do primeiro centenário do seu nascimento (31 de Outubro de 1839) foi inaugurado na Ladeira Alta um modesto mas significativo monumento em sua homenagem. Plantou-se também, no local, um pinheiro manso.

No comments: