Friday, October 3, 2008

Deixem-me fazer as apresentações



Se há-de ser alguém, eu mesmo farei, e com todo o gosto, as apresentações da trupe - quanto mais não seja por ser certamente o único que já sabe postar!

Camelo - filho ilustre da terra, como se dizia antigamente, cedo dela abalou, para cursar música. Mas sempre tocou vários instrumentos e sempre manteve uma importante ligação a essa terra que o viu nascer.
Eu conhecia-o mal, até determinadas andanças nos terem tornado companheiros de ocasião e, entretanto, amigos. Esta é mais uma dessas aventuras.
Tem um estilo, de escrita e de vida, muito próprio, assente numa sapiência refinada. Quem tiver oportunidade de ler algum texto seu, dirá que daria bom escritor; mas eu digo que ele é um óptimo escritor. Oxalá este projecto o beneficie e projecte tanto, nomeadamente entre os meios valenses, que vão já reconhecendo os seus méritos, quanto as suas contribuições, não duvido, acrescentarão ao próprio blog.
Acrescento só que se trata de respeitado programador cultural numa autarquia do litoral ( ou não era para dizer?), e que é natural de Fontelas.

Anabela Prata - esta menina é de Eiras de Sabaio, a nossa muito querida. E minha freguesia natal!
É professora do 1º ciclo e educadora de infância!
Vive e trabalha no Porto e somos conhecidos de há muito. É realmente daquelas pessoas que sabem o que querem. Ou não, porque se tirou dois cursos…
Aliás, diga-se que, com o seu talento, podia tirar os cursos que entendesse, mais coisa menos coisa. Mas virou-se para a educação, e fez muito bem.

J. Bailica - este companheiro fez o percurso inverso ao do Camelo, ao da Anabela e ao meu, porque veio (ou foi?) da cidade para a terra de Sabaio. E isso é muito interessante num blog como este. É caso para dizer que, se ele não existisse, teríamos de o inventar.
Essa é logo uma razão para ter aqui o Bailica. Mas a família do rapaz, para mais, quer do lado materno quer do paterno, é toda do Vale Interior: a mãe de Eiras de Sabaio e o pai de Romaride.
A juntar a isto, há o enorme interesse que suscita os projectos em que está envolvido, dos quais toda a região irá, esperamos, beneficiar sobremaneira. Adianto já que são projectos das áreas do turismo e da agricultura, e que o prezado colega de blog é arquitecto!

José Flores Cabaça - o sr. Cabaça conseguiu ter lugar marcado em grande parte dos principais projectos culturais e sociais que, ao longo dos anos, fizeram história na nossa região. Esperemos que o Info-excluído dê continuidade a esse percurso.
A sua presença em jornais regionais data de há mais de 40 anos! Foi, ou é, membro de inúmeras colectividades, fez rádio, etc., etc.
É uma figura marcante na região; e uma figura fortemente marcada por ela, também. Por isso fizemos questão de o ter aqui.
Este blog tem uma linha editorial bastante aberta, como tentei expor no primeiro post. Há uns pré-requisitos básicos e, depois, o que conta é a vontade de escrever e o valor acrescentado que cada membro pode trazer.

Presidente da junta - o sr. Francisco Aires Marchante, presidente da junta de Eiras de Sabaio, queria usar o seu nome próprio neste espaço. Mas, como muito bem sabem todos os eirenses, não há na terra quem não o trate, precisamente, por ‘presidente da junta’. Basta lembrar que continuou a ser tratado por esse título, como se ainda fosse responsável pelo cargo, durante o mandato do sr. Costa – depois de umas eleições às quais o sr, Marchante não se candidatou.
Mais: é o próprio que, muitas vezes, entre amigos e de forma bem-humorada, incentiva o seu uso. Bem me lembro, por exemplo, de o ouvir dizer muitas vezes “eu é que sou o presidente da junta!”, evocando uma famosa personagem de Herman José!
Outras dúvidas que podem surgir prendem-se com os propósitos, e mesmo a legitimidade, de darmos aqui voz a um responsável político, detentor de um cargo numa autarquia local (e não a outros). A essas dúvidas podemos contrapor a seguinte pergunta: será que o sr. Marchante, só porque é presidente da junta, não tem os mesmos direitos que os outros cidadãos, nomeadamente aceder a um espaço despretensioso como este?
Seja como for, o sr. Marchante foi convidado, sobretudo, atendendo à pessoa, ao seu perfil e disponibilidade que, pensamos, se enquadra bem num blog como o nosso.
Além disso, temos aqui vozes de vários quadrantes, e teremos outras em breve, se tudo correr bem.

Filipa Cabaça - eu não conheço bem a Filipa, neta do sr. Cabaça. Vou revelar a sua idade: 16 anos. Não se diz a idade de uma senhora, mas neste caso…
E ela é uma senhora, apesar de ser uma menina.
Espero que a sua participação neste blog nos ajude a todos a não ficarmos muito presos às nossas ideias, a não sermos muito teimosos, sérios, rabugentos… enfim, muito velhotes.

Info-excluído@pessoa - como tive oportunidade de informar no primeiro post, a ele se deve, em grande parte, a existência deste blog (a propósito, como é que se faz para que o seu nome não apareça transformado num link?)
Não é do Vale mas vai lá muitas vezes, desde que nos conhecemos.
Diz que, para já, não quer revelar o verdadeiro nome, porque, garante, dá azar ( onde é que eu já ouvi isto?)
Diz, até, que ainda não sabe bem se vai, de facto, participar. É muito reservado e contraditório!


Serrão – eu próprio. Sou natural de Eiras de Sabaio e vivo no litoral. Lembro-me do mundial de futebol de Espanha, mas pouco ou nada do da Argentina.
Tenho uma filha pequena e não sei bem no que me estou a meter, embora tenha dito aos outros que isto ia correr bem, que era pouco mais do que uma brincadeira. Sou veterinário.

No comments: