Thursday, October 16, 2008

Problemas técnicos




Por algum motivo neste blogue nos assumimos como virtuais info-excluídos. No campo das tecnologias, quais analfabetos funcionais, sabemos o mínimo, e só o mínimo, como quem assina o nome e lê as placas com os nomes das terras. Mas é o suficiente para percebermos que a maior parte da culpa é… dos técnicos, dos especialistas, responsáveis pela criação deste mundo electrónico! Encontramos, a cada passo, aberrações que potenciam a nossa info-exclusão e, no entanto, apesar de amaldiçoarmos os computadores, os técnicos, e o Bill Gates, temos remorsos por nos sentirmos frustrados, pois, no fundo, mesmo nós reconhecemos que a revolução digital é fenomenal. E também porque gostaríamos de saber resolver, tão bem como qualquer info-incluído digno desse nome, as trapalhadas com que os informáticos nos brindam.

Eis dois exemplos de verdadeiros choques tecnológicos por que passámos ultimamente, ambos relacionados com o recém-nascido Info-excluído (oportunamente falarei de outros):

● Logo nos primeiros dias, quando algum dos colegas de blogue se tentava juntar (adicionar), depois de executar todos os passos previstos, deparava-se invariavelmente com um imperscrutável e irritante erro. Acabámos por encontrar um técnico disponível a ajudar-nos, que, a certo custo, percebeu que para solucionar o problema era necessário que cada um dos candidatos a bloguista executasse, na sua conta, determinados procedimentos sem nexo nenhum. Depois, não sabemos porquê, o próprio Blogger identificou o nosso blogue como possível spam blog e impediu-nos o acesso durante dois dias. Felizmente era facultada a possibilidade de pedir que um operador humano fosse verificar se se tratava ou não de um spam blog, o que sugere que os próprios criadores não confiam nas suas criaturas! Claro que cliquei na opção respectiva, sendo de imediato saudado com uma espantosa declaração, qualquer coisa parecida com: “se está a ler isto é porque provavelmente você é um ser humano, (…)”. Provavelmente. A máquina admite, portanto, que precisa de um humano para averiguar se um blogue é ou não feito por humanos. Muito bem. Mas, então, fico ainda mais perplexo com o atrevimento que a leva dar a entender que eu, por minha vez, preciso de uma máquina para saber se sou ou não humano! Aposto que só o faz aos info-excluídos.


● Tivemos também um problema com as linhas em branco. Ninguém sabia, por exemplo, como fazer para separar os títulos dos posts do texto propriamente dito. E, do mesmo modo, nem sempre conseguíamos que as linhas em branco usadas frequentemente na separação de parágrafos e afins fossem reconhecidas, depois da edição do texto. Devia ser uma coisa simples, mas o que me diz a minha experiência é que, na informática, a simplicidade é caprichosa. O sr. Cabaça foi quem mais sofreu com este problema, porque o editor (ou o próprio Blogger, ou lá o que é) teimava em não reconhecer os espaços que vão entre as quadras do poema. A opção foi recorrer à barra (/), um expediente típico de info-excluído. Fui eu que o sugeri, de resto. Entretanto encontrámos umas dicas para remediar a situação (que se resumem a escrever um p entre os sinais de menor e de maiorno editor (?) Html; se alguém conhecer uma solução melhor, chegue-se à frente), evitando assim recorrer de novo ao quase sempre indisponível técnico. Entretanto, seguindo uma sugestão minha, o sr. Cabaça optou por deixar a barra a separar as quadras, só porque sim. E até está bem.

No comments: